Rio tem apenas 978 veículos cadastrados

Fernanda Thurler, JB Online

RIO - Para habilitar a prática do transporte escolar, a Secretaria Municipal de Transportes começa hoje a vistoria de 48 mil veículos que fazem transporte público no município. A primeira parte vai envolver 10.590 veículos, entre ônibus convencionais e especiais; vans, ônibus e micro-ônibus que fazem transportes escolar; e os veículos de fretamento, que fazem viagens contratadas para o transporte com grupos fechados. Ao fim da vistoria, será distribuído o selo 2009 na cor azul, o que garante a legalidade e as plenas condições do veículo.

Ao todo, são 978 veículos cadastrados na Secretaria de Transportes que fazem o transporte escolar na cidade. De acordo com as regulamentações, os carros corretos credenciados na SMTR devem ter placa vermelha; faixa amarela, medindo 40 cm de largura, em toda extensão das partes laterais e traseira da carroceria, com inscrição ESCOLAR em preto; número da autorização fixada no veículo; selo de vistoria anual; cartão de identificação do autorizatário e do auxiliar fixado junto ao para-brisa e cinto de segurança para todos os passageiros.

Essa checagem é importante agora quanto a frota escolar retoma o serviço. Além da ação dos agentes da prefeitura nas portas e proximidades dos colégios, os pais devem agir também como fiscais da segurança dos seus filhos, verificando se o veículo está em condições de executar esse tipo de serviço destaca o secretário de Transportes, Alexandre Sansão.

Mesmo sabendo das determinações, uma advogada, que não quis se identificar, contrata há 3 anos um serviço pirata que leva sua filha de 8 anos de Copacabana para o colégio em Ipanema.

Foi um indicação da escola. Até hoje não tive nenhum problema. Eu conheço o motorista, confio plenamente que a minha filha vai para para o colégio com segurança. Tem uma monitora que toma conta das crianças afirma a advogada, que paga R$ 250 mensais, o mesmo valor de uma empresa regulamentada.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais