Cobrança de pedágio na BR-101 começa nesta terça-feira

Mariana Abrahão, JB Online

NITERÓI - Quem trafegar pela rodovia BR-101 a partir da 0h dessa terça-feira (10) pagará pedágio no Km 299, na altura do município de São Gonçalo.

A tarifa básica de R$ 2,50 (para automóvel, caminhonete e furgão) será cobrada no sentido Rio da Niterói-Manilha. Os valores, que diferem de acordo com a categoria do veículo, foram calculados seguindo o contrato assinado entre a concessionária Autopista Fluminense - que administra a via no trecho entre a descida da Ponte Rio-Niterói e a divisa com o Espírito Santo - e o Governo Federal em 14 de fevereiro de 2008.

Em Campos cobrança já começou

Desde a 0h desta segunda-feira (9), a praça de pedágio instalada no Km 123, em Campos, está realizando a cobrança da tarifa, que também é de R$ 2,50 para automóvel, caminhonete e furgão.

Com estas inaugurações, são três praças de pedágio operadas pela Autopista Fluminense. A primeira entrou em operação no último dia 2 de fevereiro, no Km 40 da BR-101, na altura de Guandu, também em Campos.

O trecho da BR-101 que vai da ponte Rio-Niterói até a divisa com o Espírito Santo, com 320 km, passou a ser administrado pela iniciativa privada em 14 de fevereiro do ano passado. Desde 15 de agosto de 2008, os usuários da via contam com serviços de atendimento e socorro, prestados pela concessionária Autopista Fluminense.

O telefone gratuito para que o usuário possa solicitar atendimento, tirar dúvidas, fazer reclamações ou dar sugestões para a concessionária ou até mesmo falar com a ouvidoria é 0800 282 0101.