Campos terá mais uma área de preservação ambiental

JB Online

NITERÓI - Uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e o Horto Municipal de Campos dos Goytacazes prevê a utilização da mata existente na área do Hospital Manoel Cartucho para criação de um bosque urbano. Com mais de 18 mil m², a área conta com 16 mil m² de mata virgem, com árvores frutíferas e diversas espécies de pássaros.

De acordo com o subsecretário de Meio Ambiente, Humberto Samyn Nobre Oliveira, o espaço será dotado de trilhas para caminhada, além de espaço verde para convivência.

- Já existia um projeto anterior para reutilização da área. Entretanto, tivemos que refazer o projeto quase todo. Estamos fazendo um levantamento da área e encaminhando para a secretaria de Obras e Urbanismo, que também está envolvida na execução do projeto - enumera Humberto Nobre.

Localizado na avenida Visconde do Rio Branco, no bairro Parque Rosário, o Hospital Manoel Cartucho serve como apoio à Santa Casa de Misericórda, abrigando doentes crônicos e de longa permanência. A área verde, na opinião da secretaria de Meio Ambiente, seria de vital importância para doentes e também para a população campista.

De acordo com o provedor da Santa Casa, Benedito Marques, todos os documentos da área já foram entregues à secretaria de Meio Ambiente.

- Entregamos todos os documentos, como a planta do local, para o secretário Paulo Feijó. Ele demonstrou um interesse enorme na realização do projeto, que com certeza aproximaria a população campista da natureza - finaliza Benedito.