Duplicação da Rio-Santos fica pronta em dezembro

JB Online

RIO - O secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, junto com os prefeitos Tuca Jordão, de Angra do Reis, e Charlinho, de Itaguaí, se reuniu na manhã de ontem na Prefeitura de Itaguaí com representantes do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) para cobrar um novo cronograma para as obras de duplicação da Rodovia Rio-Santos (BR-101 Sul), que liga o Rio de Janeiro às regiões da Costa Verde do estado. A obra, que começou em março de 2007 e estava prevista para ser finalizada em abril deste ano, está parada há três meses. Durante a reunião, o Dnit garantiu que até dezembro todo o trabalho previsto estará concluído.

A obra está dividida em duas etapas. A primeira, que inclui a duplicação de 26 km de estrada desde Santa Cruz até o acesso à Itacuruçá, já está com 50 % das obras finalizadas. A segunda etapa, que inclui o recapeamento da pista principal e a construção de viadutos e passagens inferiores, segundo o superintendente regional do Dnit no Rio, Marcelo Cotrim, será licitada no próximo dia 5 de março e também estará pronta até dezembro.

Para garantir que os prazos definidos na reunião sejam cumpridos, o secretário Julio Lopes fará reuniões a cada 45 dias com os prefeitos da região e com Marcelo Cotrim.

Essa obra irá mudar realmente o cenário da BR-101 e vamos cobrar que ela fique pronta no prazo determinado. Por isso farei reuniões e visitas freqüentes, para verificar se tudo está indo como o previsto e garantir que no próximo verão os veículos sigam com tranqüilidade pela via explicou o secretário.

O prefeito de Itaguaí, Charlinho, contou que a paralisação das obras de duplicação teve reflexo no trânsito do centro do município. Hoje, os atrasos nas viagem até a Costa Verde chegam a durar quatro horas por causa da confusão no trânsito provocada pela obra.

A Rio-Santos é a espinha dorsal da Costa Verde. Perdemos turismo e investimentos das indústrias com o atraso dessas obras lembrou Charlinho.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais