Chuvas: reunião de prefeitos com o secretário de Habitação

JB Online

NITERÓI - O secretário estadual de Habitação, Leonardo Picciani, se reuniu, nesta quinta-feira (5), com os prefeitos de Vassouras, Paraty, Conceição de Macabu, Rio Bonito, Cardoso Moreira e Varre-Sai, além de parlamentares, que pleitearam ajuda nas áreas mais afetadas pelas enchentes em 20 municípios. As chuvas intensas deixaram milhares de famílias desabrigadas . Além do pedido de ajuda financeira para obras emergenciais, os prefeitos manifestaram seu apoio à nova gestão da Secretaria de Estado de Habitação.

Na oportunidade, o secretário Leonardo Picciani agradeceu a presença de todos, particularmente do deputado José Nader, relatando os desafios que vêm enfrentando junto à pasta de Habitação.

- Estamos muito felizes porque já conseguimos um aumento significativo da verba destinada para habitação que, inicialmente, era de R$ 30 milhões e passou a R$ 100 milhões. Sabemos que esses recursos ainda são tímidos, porque o déficit habitacional do estado é de 600 mil moradias. Mas, com boa vontade, desejo de realizar e bom relacionamento com as esferas federal e municipal, temos certeza de que iremos vencer muitos obstáculos. Nossa meta é construir e realizar.

O secretário enfatizou que a secretaria de Habitação está preparando um plano de emergência para ajudar aos municípios atingidos pelas chuvas, a exemplo do que está sendo feito nas áreas do PAC e dentro das limitações de sua pasta. Citou que sua maior dificuldade é a falta de terrenos em condições legais.

- Nós podemos fazer projetos e intervenções habitacionais e captar recursos através do FNHIS, mas precisamos que as prefeituras coloquem à nossa disposição áreas física e juridicamente desembaraçadas. Este é o maior problema.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais