Sistema de Alerta de Cheias será expandido para Macaé e Teresópolis

JB Online

NITERÓI - O Sistema de Alerta de Enchentes operado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Secretaria do Ambiente vai ser expandido. Técnicos do Inea estão mapeando locais em Macaé e Teresópolis para instalar as estações pluviométricas - que medem a intensidade das chuvas nas cabeceiras dos rios - e pluviofluviométricas - que medem também a vazão dos cursos d'água da região.

O objetivo é alertar quanto à possibilidade de transbordamento. Conforme levantamento inicial serão seis estações monitorando a bacia do Rio Macaé e cinco a do Rio Paquequer. A previsão é de que os sistemas estejam operando no segundo semestre.

Os alertas são de três níveis: vigilância, de acompanhamento permanente; de atenção, quando são registradas ocorrências de precipitações nas cabeceiras dos rios; e o alerta máximo, quando há previsão de um aumento acentuado na intensidade das chuvas.

As unidades de Defesa Civil locais ficam encarregadas de divulgar os alertas e de auxiliar na adoção de medidas preventivas nas regiões a serem afetadas, de modo a minimizar as consequências dos temporais. Qualquer cidadão pode consultar o serviço através do site do Inea: www.inea.rj.gov.br.