JB Online
RIO - A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda vai realizar, a partir desta terça-feira, a Ação Social do Trabalhador na comunidade Santa Marta, em Botafogo. O evento tem como objetivo integrar os moradores aos serviços prestados pela secretaria. Na ocasião, a população terá acesso à emissão da 1ª e 2ª vias da carteira de trabalho (CTPS), ao cadastro no balcão de empregos estadual, através do Sistema Nacional de Emprego (Sine), à entrada de protocolo para receber o seguro desemprego, cadastro no balcão de empregos para deficientes (BED), além da Ouvidoria do Trabalho, através da qual poderão manifestar suas reclamações, sugestões e denúncias. A Ação Social do Trabalhador permanecerá na comunidade até a próxima quinta-feira.
Para o secretário de Trabalho e Renda, Ronald Ázaro, a ação ganha ainda mais importância devido ao fato de o Santa Marta estar livre do tráfico de drogas.
- A secretaria pretende preencher o espaço deixado pelo tráfico com políticas públicas eficazes. Nosso papel é trazer àqueles que necessitam o maior número de oportunidades de emprego disponíveis no município. Estaremos também, através da Subsecretaria de Qualificação Profissional, analisando as necessidades locais, para futuramente oferecer oportunidades de vagas para candidatos quem buscam qualificar-se através do Planteq - afirma.
No total, deverão ser oferecidas 1.897 vagas para cursos de diversos setores da economia estadual, com previsão de início entre março e abril. Uma equipe de 20 profissionais da secretaria participará da ação.
A ação, organizada pela Assessoria Especial de Projetos e Eventos da secretaria, também vai selecionar moradores com o perfil de padeiro para participar de curso profissionalizante oferecido por uma ONG da comunidade do Santa Marta.
- No fim do treinamento, os participantes receberão diploma do Senac e estarão capacitados para concorrer às vagas oferecidas pelo nosso balcão de empregos - observa Marcos Paes, assessor especial da secretaria.
A última ação social da Secretaria de Trabalho, na Central do Brasil, realizada em dezembro, totalizou 1.525 atendimentos, sendo 176 emissões de carteira profissional, 30 entradas de protocolo de seguro desemprego e 466 registros na ouvidoria do trabalho.
O evento na semana que vem será aberto pelo secretário Ronald Ázaro, em frente ao Grêmio Recreativo Santa Marta, às 9h. Durante a ação, que se estenderá até as 18h, haverá ainda uma campanha contra a dengue, em parceria com outros órgãos do Estado, com distribuição de material educativo.