JB Online
RIO - Em duas operações de fiscalização realizadas nesta sexta-feira, na Zona Sul do Rio, o Detran apreendeu 56 veículos, entre os quais 19 carros de luxo: dois BMW, dois Audi A4, dois Mercedes-Benz, dois Zafira, dois Renault Mégane, dois Honda Civic, dois Corolla, um Citröen Xsara, um Astra, um Infiniti, um Vectra e um Pajero. Por falta de pagamento do IPVA, os veículos foram removidos para o depósito em Curicica, de onde só serão liberados após o pagamento do imposto e das taxas de reboque e de permanência no depósito. Em três semanas de operações, foram rebocados mais de 900 veículos.
De manhã, na Avenida Bartolomeu Mitre, no Leblon, foram apreendidos 32 veículos 30 carros de passeio e duas motos. À tarde, a operação realizada em frente ao Estádio de Remo da Lagoa apreendeu mais 24 carros de passeio.
Segundo o presidente do Detran, Fernando Avelino, as operações têm aspecto educativo, já que conscientizam a população a cumprir suas obrigações, como o pagamento do IPVA e a realização do licenciamento anual obrigatório dos veículos.
Conduzir veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado constitui infração de trânsito gravíssima, de acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além de receber sete pontos na carteira de habilitação, o proprietário do veículo é multado em R$ 191,54 e tem o veículo apreendido e encaminhado para um dos depósitos do Detran.