ASSINE
search button

Mutirões e 200 mil folders reforçam combate à dengue em municípios

Compartilhar

JB Online

RIO - Na guerra contra a dengue desde julho de 2008, a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro e a Subsecretaria de Estado da Região Metropolitana estão intensificando o combate ao Aedes aegypti com ações de conscientização e controle neste verão. Nesta quinta-feira, no auditório da Imprensa Oficial, os dois órgãos doaram a departamentos de controle de zoonoses de seis municípios 200 mil folders, cinco mil placas de alerta, mil camisas, cinco mil cartazes, além de oito mil telas de fibras de poliéster para cobrir caixas d´água sem tampa ou danificadas.

O presidente da Imprensa Oficial, Haroldo Zager, e o subsecretário da Região Metropolitana, Alexandre Felipe, reafirmaram a parceria no combate à dengue para os representantes das prefeituras de Niterói, São Gonçalo, Rio Bonito, Tanguá, Itaboraí e Maricá a maioria recém-empossada. Durante a reunião, foram apresentados slides com dados da campanha em 2008 e a programação de 2009, que inclui mutirões quase diários, com intensa campanha de conscientização e eliminação dos focos do mosquito.

- A Imprensa Oficial teve essa iniciativa no meio do ano passado, quando o Estado sofreu aquela epidemia horrível e, em parceria com a Secretaria Estadual da Região Metropolitana, iniciamos a campanha. Disponibilizamos material gráfico, duas equipes e adesivamos nossos automóveis com o logotipo da Rio contra a Dengue para a campanha - disse o presidente da Imprensa Oficial. - A prevenção é a única forma de combater a dengue, e a parceria dos municípios é fundamental- lembrou Zager.

- Este é o espírito do governador Sérgio Cabral. Somente somando forças vamos acabar com a dengue. Com a ação do Estado em conjunto com as prefeituras, não daremos trégua ao mosquito - frisou Alexandre Felipe. - No governo Sérgio Cabral, as ações independem de partidos políticos - fez questão de ressaltar.

Estiveram presentes à reunião o assessor técnico da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, Ademar Paixão; o secretário municipal de Saúde de Niterói, Alkamir Issa; os chefes do Centro de Controle de Zoonozes de Niterói, Francisco Faria, e do Serviço de Controle de Vetores, Fernando José Conceição Filho, a assessora de Atenção Básica de Saúde de Rio Bonito, Fábia Fialho Brasil; o assessor de Educação e Saúde de Maricá, Gilson Luiz de Andrade, entre outros representantes das prefeituras.

Só neste início de ano, já foram visitadas duas mil casas e 1,8 mil telas de poliéster evitaram que os mosquitos botassem ovos em caixas d´águas destampadas ou quebradas. A Secretaria Estadual da Região Metropolitana e a Imprensa Oficial iniciaram as ações de conscientização e combate à dengue em junho de 2008 para evitar antecipadamente o risco de epidemia no verão, quando há a maior incidência de proliferação de focos do mosquito.

No ano passado, foram visitadas 21,5 mil residências, em 80 comunidades das cidades. A iniciativa permitiu a distribuição de 1 milhão de panfletos informativos, além da instalação de 10 mil telas de fibras de poliéster. A ação engloba ainda divulgação através de colocação de cinco mil cartazes nas comunidades e no vidro traseiro de ônibus e conscientização nas 196 escolas estaduais da região.