ASSINE
search button

Estação garante um Maracanãzinho de esgoto a menos por dia na Baía

Compartilhar

Felipe Sáles, Jornal do Brasil

RIO - A maior e mais aguardada obra do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG) foi inaugurada nesta quinta-feira em clima de carnaval, com direito a samba no pé ou quase isso do ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e o presidente da Cedae, Wagner Victer. Com a Estação de Tratamento de Alegria, no Caju, o Rio deixará de jogar um Maracanãzinho de esgoto por dia na baía mais do que em 14 capitais , segundo Victer e contará com a primeira central de energia renovável a partir do esgoto.

Só com essa obra, a capital passa a ter 60% do esgoto tratado, e o Estado salta de 25% para 35%. A meta é que até o fim do governo cheguemos a 50%, e em 2016 estejamos com 80%. promete Cabral, ainda longe da meta inicial de 80% do PDBG no estado todo. E essa é uma obra que vai além do meio ambiente, é de saúde pública.

A estação, porém, começa com 50% de sua operacionalidade, que será aumentada gradativamente. A obra já viabilizaria a meta ambiental imposta pelo Comitê Olímpico Internacional para que o Rio seja a sede dos Jogos em 2016. Segundo Márcio Barroso, diretor de meio ambiente do Comitê Rio 2016, para a campanha das olimpíadas, essa estação é um divisor de águas.

O comitê analisa a proposta em função de vários componentes, desde tratamento, reciclagem até reflorestamento explicou. O comitê avalia a partir da realidade do país, o que conseguimos fazer e a capacidade de implementar as políticas no tempo previsto.

Após 15 anos, a obra inaugurada nesta quinta retira esgoto de 14 bairros e beneficia em torno de 1,25 milhão de pessoas, do Centro à Zona Norte. Futuramente, a estação receberá esgoto do Complexo do Alemão, Jacarezinho e Maré. Ao todo foram gastos R$ 500 milhões.

A baía começa, enfim, a respirar. Falta muito, mas a gente começa a ganhar a guerra contra a poluição disse Minc.

A estação retira até 98% das impurezas, e por isso foi montado um aquário de 15 mil litros. Há ainda uma incubadora que produzirá 35 mil mudas para reflorestamento.

Na semana passada, a Cedae instalou uma iluminação artística que poderá ser vista da Linha Vermelha. Ainda no meio da cerimônia, as autoridades caíram no samba com a bateria da União da Ilha, com direito a Minc ao lado da rainha de bateria e Paes cantando o samba enredo É hoje, que fez sucesso no desfile da União da Ilha do Governador no Carnaval de 1982.