JB Online
RIO - O programa de geração de emprego e renda do Novo Degase, que se propõe a resgatar jovens em conflito com a lei, garantindo meios de se manterem, ganhou mais um impulso com a parceria celebrada com a Rede Carioca de Supermercados. Em Itaboraí, em solenidade realizada em um dos estabelecimentos da rede, um grupo de 11 adolescentes do Criam São Gonçalo iniciou o período de estágio, que pode se transformar em emprego com carteira assinada.
A parceria celebrada entre o diretor-geral do Novo Degase, Eduardo Gameleiro, o presidente da Rede Carioca de Supermercados, Nando Limam e o empresário Levi Nunes terá desdobramentos para atender a outros Criams, já que a rede dispõe de 35 supermercados no Rio, Grande Rio e outras cidades do interior. Segundo o presidente da Rede, cada uma dessas lojas pode empregar pelo menos dois adolescentes.
Nando Lima disse ainda que esta ajuda tem tudo para ser ainda maior, já que está em entendimentos com o presidente da Associação dos Supermercados do Rio (Asserj), Airton Fornari, para que entidade também participe da parceria. Com isso, de acordo com Nando Lima, a oferta aumentaria, já que a Asserj conta com cerca de 800 lojas, e cada uma delas tem a possibilidade de absorver entre cinco e dez jovens.
O esforço para garantir emprego e renda aos jovens do Criam São Gonçalo teve como alavanca a ONG Cisc (Centro de Integração Social e Cultural), presidida por Cássia Santana Patricio, e um de seus braços, a Incubadora de Empreendimentos para Egressos (IEE), dirigida por Ronaldo Monteiro. Ele lembrou que o pedido partiu dos próprios jovens que queriam trabalhar e ter sua própria fonte de renda.
Ele anunciou ainda o início das obras de reforma do Criam São Gonçalo, com especial atenção para o espaço destinado as oficinas, e destacou também, a construção no município vizinho de São Gonçalo de uma nova unidade de internação para a região.
Os 11 adolescentes agora irão participar do estágio supervisionado de 40 horas, até a contratação definitiva. Eles receberão ajuda de custo, cestas básicas, além de planos de saúde e odontológico, entre outros benefícios. A rede também vai disponibilizar algumas vagas para os familiares dos adolescentes, que passaram pelo mesmo curso de capacitação da IEE.