Ipem recolhe 532 produtos na operação Volta às Aulas em Niterói

JB Online

RIO - Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ) recolheram 532 produtos na operação Volta às Aulas, realizada em Niterói nesta quarta-feira (14/1). A fiscalização aconteceu no centro de Niterói e Icaraí, onde 11 lojas foram visitadas pela operação, que tem a finalidade de verificar se os produtos escolares comercializados estão de acordo com a lei.

Entre os 532 produtos recolhidos, de diferentes marcas, estão cadernos, cola branca, elástico, folha para fichário, corretivo, massa de modelar, papel A4, entre outros. Segundo a presidente do Ipem, Soraya Santos, esta operação faz parte da rotina dos fiscais, mas, devido ao início das aulas, o Ipem realiza uma operação mais intensificada nas lojas que vendem produtos escolares.

Todos os produtos recolhidos foram encaminhados ao Laboratório de Produtos Pré-medidos do Instituto, onde serão analisados. O fabricante do produto que apresentar alguma irregularidade tem prazo de 15 dias úteis para apresentar a defesa. Caso isto não ocorra, poderá pagar multa que vai de R$ 100 a R$ 60 mil.

Soraya ressalta que em todos os exames laboratoriais é solicitada a presença de um representante do produto, para assistir de perto o processo de análise. Mas a presidente ressalta que, caso o representante não compareça, a análise será realizada da mesma forma.

O Ipem regional Niterói fica na Rua Professor Joaquim da Costa Ribeiro, 31, centro de Niterói. Os consumidores que tiverem dúvidas com relação a produtos escolares podem entrar em contato com o Instituto, através do 0800.282.3040, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Com informações do governo do estado