Detran já tem 200 funcionários na campanha contra a dengue

JB Online

RIO - Em parceria com a Secretaria estadual de Saúde, o Detran está capacitando cerca de 200 funcionários para se integrarem à campanha do governo do estado contra a dengue, numa programação que, na semana passada, reuniu, na sede da instituição, todos os chefes de postos de vistoria do estado e, nesta quarta-feira, dois funcionários de cada posto de vistoria da Região Metropolitana, das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), e da garagem e do estacionamento do órgão na capital. Na sexta-feira (16/1), será a vez de os funcionários dos postos de vistoria e Ciretrans do interior receberem as mesmas instruções.

Por orientação do presidente do Detran, Fernando Avelino, uma das missões dos funcionários já capacitados será a de multiplicador, ou seja, a de transmitir aos frequentadores dos seus locais de trabalho ensinamentos para evitar a doença ou a absorção de alguns tipos de medicamentos por pessoas que apresentem sintomas da moléstia. Além disso, eles terão a responsabilidade de impedir a ocorrência de focos do aedes aegypt nesses mesmos locais.

Ao falar para os funcionários que estavam recebendo as instruções nesta quarta-feira, Avelino destacou que eles, desempenhando com eficiência a nova função, por certo, salvarão vidas . O presidente do Detran disse ainda que seu objetivo é transformar a instituição de uma autarquia numa empresa moderna, capaz de prestar, com qualidade, uma gama de serviços. Ele citou o Programa do Vale Social, em parceria com a Secretaria de Transportes, e o da luta contra a dengue, em conjunto com a Secretaria estadual de Saúde, como o passo inicial e definitivo deste processo.