Secretaria e Detran irão agilizar concessão do Vale Social

JB Online

RIO - Na tarde desta terça-feira, os secretários de Transportes, Julio Lopes, o secretário da Casa Civil, Régis Fitchner, e o presidente do Detran, Fernando Avelino, formalizam uma parceria entre os órgãos para que a equipe médica do Detran complemente o trabalho de perícia médica feito pela equipe do Vale Social na concessão do benefício, que garante gratuidade a portadores de deficiência e doentes crônicos nos meios de transportes públicos como barcas, trens, metrô e ônibus intermunicipal.

O trabalho da equipe do Detran vai agilizar a avaliação das solicitações de gratuidade pendentes no setor do Vale Social. Atualmente, o setor, ligado à Secretaria de Transportes, recebe cerca de 2.500 pedidos e conta com apenas oito médicos para fazer a análise de toda esta demanda. Com o reforço da equipe médica do Detran, o tempo de espera da concessão do benefício será significativamente reduzido.

A equipe do Detran vai avaliar, inicialmente, apenas pedidos de benefício para deficientes físicos, estendendo a análise, posteriormente, para solicitações de deficientes auditivos e visuais. A equipe do Vale Social continuará responsável pela perícia de deficientes mentais e doentes crônicos e pela concessão final do benefício.