Fiscais recolhem mais de mil produtos em operação 'Volta às Aulas'

JB Online

RIO - Fiscais da Superintendência de Produtos Pré-Medidos do Instituto de -Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ) recolheram mais de mil produtos em operação 'Volta às Aulas' nesta terça-feira. Ao todo, 1.118 unidades de 28 marcas de produtos diferentes foram recolhidos para análise. A operação, com a finalidade de verificar se o material escolar colocado à venda está dentro das especificações exigidas por lei, aconteceu em lojas e papelarias do Centro, da Zona Norte e da Zona Sul.

- Só este ano recebemos cerca de 23 ligações de consumidores com algum tipo de dúvida com relação ao material escolar. Isso mostra que eles estão atentos aos seus direitos - afirmou a presidente do instituto, Soraya Santos.

Nesta quarta-feira, a operação "Volta às Aulas" será realizada em Niterói e São Gonçalo. Caso seja encontrada irregularidade no material apreendido, o fabricante será notificado e terá 15 dias para apresentar defesa, do contrário, estará sujeito à multa que varia de R$ 100 a R$ 60 mil.

- Em todos os nossos exames solicitamos a presença de um representante do produto, se ele encaminha ou não, não é da nossa conta, de qualquer maneira iremos realizar a perícia - garantiu Soraya.

Quem tiver dúvidas com relação a qualquer produto adquirido deve ligar para a ouvidoria do Ipem/RJ, através do 0800.2823040, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.