Cabral vai a Vigário Geral firmar parceria com grupo cultural

JB Online

RIO - O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Educação, firma mais uma parceria com o Grupo AfroReggae, nesta quarta-feira, às 10h. Em solenidade com a presença do governador Sérgio Cabral e da secretária Tereza Porto, será assinado o convênio de apoio à criação do Centro Cultural Waly Salomão, em Vigário Geral, onde fica a sede do grupo. No espaço, serão oferecidas à comunidade oficinas culturais e pedagógicas, a exemplo do que já ocorre em outras iniciativas conjuntas. O Centro Cultural funcionará 24 horas e terá salas de aula, recursos multimidias, auditório, acesso à internet, atendimento social e psicológico, estúdio de ensaio e gravação. As obras estão em fase de conclusão.

Ao longo do ano de 2008, outras parcerias foram firmadas entre a Secretaria de Educação e o AfroReggae. No projeto "Oficinas Culturais no Degase", os jovens que cumprem medidas socioeducativas são capacitados em cursos de percussão, teatro e grafite. O objetivo é dar a esses adolescentes a oportunidade de entrar em contato com manifestações culturais, fortalecendo a autoestima e a valorização social, transformando-os, ainda, em futuros multiplicadores da arte e da cidadania, tanto dentro quanto fora das unidades. O projeto também volta-se aos agentes da instituição, buscando dar-lhes maior compreensão da filosofia do trabalho a ser realizado.

O AfroReggae participa, ainda, da elaboração do projeto pedagógico do Caic Theóphilo de Souza Pinto, na comunidade Nova Brasília, Complexo do Alemão. A unidade será uma escola padrão e vai oferecer aos alunos, além das aulas regulares, atividades culturais, esportivas, e atendimento médico.