TJ-RJ comemora mais certificações em 2008

JB Online

RIO - O Poder Judiciário do Rio de Janeiro encerra o ano com mais nove unidades com sistemas de gestão implementados e certificados pela NBR ISO 9001, cujo foco é a satisfação do cliente: 3ª e 4ª Varas Cíveis Regionais de Madureira; 27º Juizado Especial Cível da Capital; 16ª Vara Criminal da Capital; Secretaria das Turmas Recursais; Central de Cumprimento de Mandados das Varas Cíveis da Capital; Diretoria Geral de Fiscalização e Apoio às Serventias Judiciais; Diretoria Geral de Fiscalização e Apoio às Serventias Extrajudiciais; e Departamento de Desenvolvimento de Pessoas.

O Departamento de Gestão da Arrecadação, cujo sistema de gestão foi certificado pela primeira vez em janeiro de 2006, passou com sucesso pela auditoria de recertificação. A 1ª Vice-Presidência e a 18ª Câmara Cível, já certificadas, também conseguiram a manutenção da certificação. Agora são 34 unidades certificadas pela NBR ISO 9001, o que demonstra a preocupação das sucessivas administrações do Poder Judiciário em corresponder aos ideais e anseios da população.

Possuir o certificado da qualidade NBR ISO 9001 representa uma conquista para as unidades que implementam o SIGA - Sistema Integrado de Gestão -, pois significa o reconhecimento de que a unidade vem se empenhando em melhorar os seus métodos de trabalho, bem como o atendimento prestado aos usuários internos e à sociedade.

A equipe de auditores da Fundação Vanzolini, organismo certificador credenciado pelo INMETRO, que realizou as auditorias, reconheceu, após criteriosa avaliação, a eficácia dos sistemas de gestão implementados nas unidades do TJERJ. O processo de certificação inclui a auditoria interna e as auditorias de certificação fase um e fase dois (externas), das quais participam os auditores internos do Tribunal, que têm a oportunidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos no Curso de Auditoria de Gestão da Qualidade e nas demais fases do programa de capacitação.

A coesão das equipes, voltada para a garantia e melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, foi elogiada pelos auditores da Fundação Vanzolini, que ressaltaram ainda a gestão adequada dos indicadores de desempenho estabelecidos. A preparação da equipe das unidades para as auditorias inclui a capacitação na área de gestão e qualidade em cursos como Norma NBR ISO; comunicação estratégica; desenvolvimento de equipes, liderança e gestão de mudanças, valorizando o usuário; indicadores de desempenho, entre outros.