Paes anuncia último secretário e subprefeitos

Fernanda Thuler, JB Online

RIO - O prefeito eleito Eduardo Paes anunciou o último secretário que irá ocupar a pasta de Ciência e Tecnologia, o vereador reeleito pela terceira vez, pelo PSB, Rubens Andrade. O anúncio ocorreu no escritório de transição, em Botafogo, onde Paes descreveu o seu escolhido como uma importante peça para as articulações com as outras histórias de governos . Na ocasião, ele justificou que a escolha foi harmônica, já que o secretário estadual e o ministro da pasta, Alexandre Cardoso e Sergio Machado Rezende, respectivamente, são do mesmo partido, o PSB. Paes revelou em tratar-se de um quadro político com qualidade, para a maior captação de recursos.

- O principal desafio é estruturar a secretaria e levar a inclusão digital para as diversas áreas da cidade. A primeira comunidade a ser contemplada pelo projeto de inclusão digital, o Rio Digital , será o Morro Dona Marta revela o futuro secretário.

Rubens Andrade divulgou ainda um novo projeto: Praça Digital . Ele explicou que serão oferecidos cursos e serviços gratuitos à população. A expectativa é de que 40 participem da ação em um ano. Quanto à escolha dos locais, ele disse optou pelos que apresentam o menos Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O secretário anunciado estuda junto ao prefeito eleito a redução do Imposto Sobre Serviço (ISS), de 5% para 2%, para empresas da área de informática.

Perfil

Formado em filosofia, Rubens, 43 anos, é professor da rede municipal de Educação do Rio e exerceu os cargos de subsecretário das pastas de Governo e da Criança e do Adolescente no Estado. Rubens integra ainda a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Cidade da Música.

Subprefeitos

Faltando apenas dois dias para a posse, Eduardo Paes adiantou os nomes que vão ocupar as seis subprefeituras. Paes reduziu de 18 para seis subprefeituras. O prefeito eleito pediu aos escolhidos dedicação em tempo integral e que não se candidatem a cargos políticos durante sua gestão.

- Pode ser uma incoerência minha, mas os subprefeitos precisam estar focados no cotidiano das pessoas. Eles serão os olhos e a voz do prefeito analisa. - O Objetivo é reduzir para fortalecer. Os subprefeitos são a articulação da prefeitura na ponta. Eles serão responsáveis por levar as demandas das pessoas ao estado conclui.

Confira os subprefeitos

Zona Sul: Bruno Ramos, 30 anos.

Grande Tijuca: Gustavo Trotta, 48 anos.

Barra e Jacarepaguá: Tiago Mohamed, 31 anos.

Centro: Marcos Vinícius Lima, 35 anos.

Zona Norte: André Luiz dos Santos, 36 anos.

Zona Oeste: Edimar Teixeira, 48 anos.