Metrô: cartões especiais para o Réveillon estão à venda

JB Online

RIO - O Metrô Rio vendeu, desde o dia 11, 30 mil dos 144 mil cartões especiais colocados à venda para o Réveillon. A compra pode ser feita nas estações Largo do Machado, Botafogo, Carioca, Estácio, Nova América/Del Castilho de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado e domingo, das 9h às 18h. Dia 31, a venda é encerrada às 18h. Também foi instalado um posto no shopping Nova América (posto de pagamento da Rua do Rio), que funciona em horário diferenciado: de segunda a sexta-feira das 10h às 22h, e sábado e domingo, das 8h às 18h. Dia 31, a venda no local será feita das 10h até as 16h. Quem adquirir antecipadamente o cartão de ida e volta ganha desconto na viagem dupla (R$ 4,50). A passagem apenas de ida ou de volta custa R$ 2,60. Cada passageiro poderá comprar até 10 cartões por vez.

Como todo ano, o embarque para a festa tem horário pré-determinado, entre 18h e meia-noite, e será permitido apenas com os cartões especiais, vendidos por faixa de horário, com validade de uma hora. Já a volta poderá ser feita de meia-noite às 7h do primeiro dia do ano exclusivamente pelas Estações Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Largo do Machado. As demais estações das Linhas 1 e 2 estarão abertas apenas para desembarque neste horário.

Os cartões Gratuidade, Pré-Pago e Vale Transporte Eletrônico não serão aceitos durante a operação especial para o Réveillon, das 18h do dia 31 de dezembro às 7h do dia 1º de janeiro. Os passageiros que têm direito à gratuidade poderão retirar os bilhetes especiais para a festa nas estações onde há venda antecipada, mediante apresentação dos documentos necessários. Este esquema permite que o Metrô Rio estime a quantidade máxima de pessoas que vai utilizar o serviço em cada faixa de horário, garantindo um melhor planejamento da operação, evitando superlotação e oferecendo mais segurança aos clientes.

As linhas de ônibus Metrô Na Superfície funcionarão no dia 31 de dezembro até 18h no sentido Botafogo/Gávea e Siqueira Campos/Gávea, e até 17h no sentido Gávea/Siqueira Campos e Gávea/Botafogo. Já a linha Metrô Barra opera até as 16h30 no dia 31 no sentido Alvorada/Siqueira Campos e até 18h no sentido Siqueira Campos/Alvorada.