Metrô ainda tem cartões disponíveis para o Réveillon

JB Online

RIO - De acordo com a concessionária Metrô Rio ainda há cartões para todos os horários na noite do Réveillon. Os mais requisitados são os passaportes para 21h e 22h.

A compra pode ser feita nas estações Largo do Machado, Botafogo, Carioca, Estácio, Nova América/Del Castilho de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado e domingo, das 9h às 18h. Dia 31, a venda é encerrada às 18h. Também foi instalado um posto no shopping Nova América (posto de pagamento da Rua do Rio), que funciona em horário diferenciado: de segunda a sexta-feira das 10h às 22h, e sábado e domingo, das 8h às 18h. Dia 31, a venda no local será feita das 10h até as 16h. Quem adquirir antecipadamente o cartão de ida e volta ganha desconto na viagem dupla (R$ 4,50). A passagem apenas de ida ou de volta custa R$ 2,60. Cada passageiro poderá comprar até 10 cartões por vez.

Como todo ano, o embarque para a festa tem horário pré-determinado, entre 18h e meia-noite, e será permitido apenas com os cartões especiais, vendidos por faixa de horário, com validade de uma hora. Já a volta poderá ser feita de meia-noite às 7h do primeiro dia do ano exclusivamente pelas Estações Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Largo do Machado. As demais estações das Linhas 1 e 2 estarão abertas apenas para desembarque neste horário.

De acordo com Metrô Rio, os cartões Gratuidade, Pré-Pago e Vale Transporte Eletrônico não serão aceitos durante a operação especial para o Réveillon, das 18h do dia 31 de dezembro às 7h do dia 1º de janeiro. Os passageiros que têm direito à gratuidade poderão retirar os bilhetes especiais para a festa nas estações onde há venda antecipada, mediante apresentação dos documentos necessários.

As linhas de ônibus Metrô Na Superfície funcionarão no dia 31 de dezembro até 18h no sentido Botafogo/Gávea e Siqueira Campos/Gávea, e até 17h no sentido Gávea/Siqueira Campos e Gávea/Botafogo. Já a linha Metrô Barra opera até as 16h30 no dia 31 no sentido Alvorada/Siqueira Campos e até 18h no sentido Siqueira Campos/Alvorada.

Segundo o Metrô Rio, este ano, toda a renda líquida obtida com a venda das viagens de ida será doada para o projeto Plantando o Amanhã, da ONG Cruzada do Menor.

Funcionamento dia 1º de janeiro

O Metrô vai operar das 7h às 23h no primeiro dia do ano. As estações Maracanã, Praça Onze, Presidente Vargas, Uruguaiana, Cinelândia e Catete permanecerão fechadas e reabrem no dia 2 de janeiro, a partir das 5h.

Bilhetes de papel só valem até dia 31

O Metrô Rio informou nesta sexta-feira que os bilhetes de papel unitário, duplo e múltiplo (de dez viagens) não serão mais aceitos nas estações a partir do dia 31. De acordo com a concessionária, com o início da implantação do novo sistema de bilhetagem eletrônica, em março de 2008, os bilhetes de papel deixaram gradativamente de serem vendidos nas estações, sendo substituídos pelos cartões unitário e pré-pago.

Segundo o Metrô Rio, eles deixaram definitivamente de ser vendidos em setembro, quando todas as estações já tinham as roletas eletrônicas instaladas.

Os passageiros que têm mais do que três viagens em bilhetes poderão efetuar a troca pelo cartão eletrônico até o dia 31 de janeiro de 2009, diariamente, das 10h às 17h, em uma bilheteria especial na Estação Central, segundo nota divulgada pela assessoria da imprensa.

O cliente vai receber um cartão eletrônico carregado com o valor correspondente ao número de viagens pagas em bilhetes de papel e não utilizadas. O serviço de troca funcionará inclusive aos domingos e feriados, até um mês após o fim da aceitação do bilhete de papel.