Doze municípios estão em estado de emergência

JB Online

RIO - Levantamento feito, no início da tarde desta segunda-feira,pela Coordenação da Defesa Civil do Estado mostra que o número de desalojados em função das chuvas entre os dias 15 e 28 de dezembro é de 31.292. Já o total de desabrigados é de 1.999. O órgão registra ainda 12 municípios em situação de emergência e um em estado de calamidade pública (Cardoso Moreira, Norte Fluminense, onde existem 80 moradores desalojados e 20 desabrigados, em função da cheia do Rio Muriaé).

Em Santo Antônio de Pádua - também bastante afetado pelas chuvas-, estão 20 mil desalojados e 400 desabrigados. Itaperuna e Laje do Muriaé, juntos, contabilizam 2.315 desalojados e 255 desabrigados.

Os três municípios estão em situação de emergência, assim como Italva, Campos dos Goytacazes, Natividade, Porciúncula, Cambuci, Aperibé, Bom Jesus de Itabapoana, São Fidélis e Paraíba do Sul. De acordo com a Coordenação da Defesa Civil, a previsão é que as chuvas continuem em todo estado nos próximos dias, e a orientação é para que os moradores evitem as áreas de encosta.

A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) ressalta que as chuvas dos últimos dias já afetaram mais de 61.462 mil pessoas em todo Estado.