Débitos de IPTU devem ser pagos até dia 30

JB Online

RIO - Os débitos dos contribuintes com o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) do Município do Rio de Janeiro, relativos aos anos de 2007 e 2008, devem ser pagos até 30 de dezembro, terça-feira, para evitar o reajuste de 6,1% referente ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) do ano de 2008.

Após 27 de fevereiro de 2009, os débitos de 2007 entram em dívida ativa e só poderão ser pagos na Procuradoria Geral do Município. Até aquela data, o contribuinte ainda poderá pagar com o carnê de 2007 em qualquer agência bancária, casas lotéricas, caixas eletrônicos ou pela Internet.

Para facilitar o cálculo dos juros e dos acréscimos moratórios, o contribuinte pode imprimir o boleto já com o valor calculado diretamente do site www.rio.rj.gov.br/smf, ou procurar um dos postos de atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda em 11 bairros da cidade ou no Barra Shopping, Rio Sul, Norte Shopping ou Madureira Shopping.

Guias de ITBI e ISS

Já as guias do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis Inter-vivos (ITBI) que vencem no dia 31 de dezembro poderão ser pagas no dia 2 de janeiro, sexta-feira quando o banco Santander do prédio anexo da Prefeitura funcionará normalmente, das 10h à 16h.

Com relação às guias do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) com vencimento no dia 31, devem ser pagas antecipadamente até dia 30 de dezembro, para que não haja acréscimos.