Motoristas ainda têm tempo para fazer o licenciamento obrigatório

JB Online

RIO - O Detran informa que segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem não tiver o licenciamento do veículo em dia pode acumular cinco pontos na carteira, ser multado em R$ 127,69 e ter o veículo apreendido em blitzes.

No Rio, os motoristas que não fizeram o licenciamento obrigatório de 2008 de seus veículos têm até o final do ano para cumprir a obrigação.

Existem 15 mil vagas à disposição em postos de vistoria do estado, 9.047 na Região Metropolitana, 4.490 no interior e 1.103 nas Ciretrans.

As vagas estão disponíveis para os dias 23, 24, 27, 29 e 30 e 31. Nos dias 24 e 31 os postos de vistoria funcionam até as 14h.

"O Detran vai funcionar em todos dias úteis e também aos sábados nos postos de vistoria. Nossa meta é facilitar ao máximo o nosso cliente, ou seja, a população de todo o Estado do Rio de Janeiro", explicou o presidente do Detran Fernando Avelino.

O motorista que estiver interessado pode agendar o licenciamento anual obrigatório pelo Teleatendimento (3460-4040-/4041), de segunda a sexta-feira, das 6h à meia-noite, ou aos sábados, das 8h às 18h, ou ainda pela internet (www.detran.rj.gov.br), e também pelo telefone celular no endereço (www.detran.rj.gov.br/mobile).

Quem mora no interior deve telefonar para 0800- 204040/4041, nos mesmos horários.

Vale lembrar que, para marcar o serviço de vistoria, o proprietário do veículo precisa estar com o IPVA 2008 e a taxa de vistoria em dia.

Desde julho deste ano, porém, ficou mais fácil ainda licenciar o veículo: o Detran-RJ passou a permitir que qualquer pessoa conduza o veículo à vistoria nos postos do departamento, bastando, para isso, que tenha em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV) ou o Certificado de Registro de Veículos (CRV).

Ou seja, qualquer pessoa pode substituir o proprietário durante a realização do serviço. Só precisa estar devidamente habilitada, mesmo que não seja parente, cônjuge ou o representante legal do proprietário.