Equipes da Defesa Civil e Controle Urbano estarão de plantão Réveillon

JB Online

RIO - A Defesa Civil da Prefeitura do Rio e a Coordenação de Controle Urbano, órgãos da Secretaria Municipal de Governo, estarão com equipes de plantão nos preparativos e nas comemorações do Réveillon 2008/2009, na Praia de Copacabana e em outros locais da cidade onde se realizem festas promovidas pela Prefeitura.

As feiras livres do dia 1º foram antecipadas para 31 de dezembro, enquanto a de artesanato do Lido foi cancelada. Veja abaixo como vai ficar o esquema de plantão:

Controle Urbano

Por causa do grande número de pessoas que se concentram em Copacabana para assistir a queima de fogos, a Coordenação de Controle Urbano inicia, no dia 29, operações noturnas para ocupação da orla, com cerca de 70 agentes. A partir do dia 30, esse número sobe para 300 fiscais, que vão atuar em todo o bairro, inclusive na extensão da praia. No dia 31, todas as 34 ruas transversais que dão acesso à Avenida Atlântica estarão bloqueadas pelo Controle Urbano, em parceria com a Guarda Municipal.

As barreiras de fiscalização, formadas por agentes especificamente treinados na contenção e orientação de atividades comerciais e ocupação irregular do comércio ambulante, vão coibir as irregularidades nas atividades econômicas e ordenar o espaço urbano. Quem quiser pode fazer denúncias através do Teleordem (2503-3683) ou do e-mail [email protected]

Feiras Livres

A fim de garantir o abastecimento da população, as feiras livres funcionarão normalmente de segunda (dia 29) a quarta-feira (31), de acordo com a programação semanal definida pela Divisão de Feiras da Coordenação de Controle Urbano (a lista completa de feiras está no site www.rio.rj.gov.br/clf/feiras).

Atendendo solicitação do Sindicato do Comércio Varejista dos Feirantes, no entanto, a Prefeitura autorizou o funcionamento antecipado, no dia 31/12 (quarta-feira), de todas as feiras que normalmente são montadas no dia 1º de dezembro, nos próprios logradouros onde acontecem semanalmente. A exceção é a feira de artesanato do Lido, que, em função de sua proximidade com o local dos festejos do Réveillon 2008/2009, não poderá funcionar no dia 31. No feriado do Dia da Confraternização Universal (1º de janeiro), as feiras não funcionarão.

Defesa Civil

O trabalho da Coordenação Geral do Sistema de Defesa Civil (COSIDEC) começa no dia 29 (segunda-feira), quando os engenheiros do órgão vão percorrer a orla, vistoriando prédios e estruturas a serem utilizadas na festa de Réveillon, a fim de orientar os responsáveis como proceder para a montagem segura dos equipamentos. A partir das 7h do dia 31/12, a Defesa Civil estará com um efetivo de 100 funcionários engenheiros, técnicos, auxiliares, motoristas e voluntários e 10 viaturas empenhadas na segurança da população, distribuídos pela orla de Copacabana e em outros pontos da Cidade onde se realizem festas promovidas pela Prefeitura. Para atendimento em casos de emergências, a Defesa Civil coloca à disposição da população o telefone gratuito 199.

Para maiores informações, os interessados devem ligar para a Assessoria de Comunicação Social, da Secretaria Municipal de Governo (SMG), no telefone 2503-2984.