Confira o que abre e fecha no Rio no Natal

Portal Terra

RIO - No Rio de Janeiro, o comércio ficará fechado no dia de Natal, mas abrirá na véspera, até as 18h. O metrô funcionará no feriado até as 23h e as barcas vão operar com intervalos de 30 minutos. Confira o que abre e fecha no feriado na capital fluminense:

Bancos - no dia 24, o atendimento nas agências será das 9h às 11h. Na quarta-feira, dia 25, não haverá expediente bancário. As contas de consumo (água, luz, telefone, gás e TV a cabo, por exemplo), poderão ser pagas normalmente na sexta-feira, sem multas ou encargos.

Comércio - as lojas de rua estarão fechadas no dia 25 de dezembro. De acordo com o Sindilojas-Rio, no dia 24 elas ficarão abertas até as 18h. O mesmo horário será adotado pelos shoppings. No dia 25, cinemas e praças de alimentação funcionam.

Feiras - dia 25, as feiras livres não funcionarão. Porém, em atendimento à solicitação do Sindicato do Comércio Varejista dos Feirantes, a prefeitura autorizou, excepcionalmente, o funcionamento antecipado, no dia 24, de todas as feiras.

Supermercados - funcionarão no dia 24 das 8h às 18h e não abrirão dia 25.

Correios - no dia 24, as agências abrirão das 8h às 12h e no dia 25, não funcionarão.

Controle Urbano - equipes estarão de plantão em ações rotineiras nas ruas da cidade para ordenar o espaço público e coibir o comércio ilegal. Na quinta-feira, dia 25, as equipes serão reforçadas, em especial na orla marítima e na Lagoa Rodrigo de Freitas, onde é esperado um grande público, por causa da árvore de Natal.

Barcas - a barca que faz a travessia entre Rio e Niterói vai circular com intervalos de 30 minutos, nos dias 24 e 25. As saídas para Paquetá nos dois dias serão realizadas entre 5h15 e 23h. Não haverá barcas para Cocotá e Charitas no dia 25.

Metrô - todas as estações funcionarão das 7h às 23h no dia 25. As composições nas linhas 1 e 2 estarão com intervalo máximo de 10 minutos. As estações Catete, Uruguaiana, Presidente Vargas, Praça Onze e Maracanã não abrirão no dia de Natal.

Parques - os parques municipais ficarão abertos normalmente durante o Natal.

Hospitais - a prefeitura colocará 22 unidades de saúde à disposição da população no dia 25. No dia 24, o atendimento de emergência será normal.

Educação - escolas e creches municipais estão com as atividades suspensas entre os dias 20 e 31 de dezembro.

Defesa Civil - técnicos vão estar em regime de plantão entre os dias 24 e 28. Para atendimento em casos de emergências, a Defesa Civil Municipal coloca à disposição o telefone 199.