Educação registra mais de 200 mil pré-inscritos pela Internet

JB Online

RIO - Um total de 205.689 alunos se cadastraram na rede estadual através do site www.matriculafacil.rj.gov.br. Desse número, 139.599 (78%) foram para a 1ª série do Ensino Médio e 66.090 (32%) para a 6ª série do Ensino Fundamental.

No período de 8 a 16 de janeiro, os pais ou responsáveis serão informados via torpedo, correio eletrônico ou carta, onde o estudante foi alocado. O próximo passo é ir até a escola e realizar a matrícula definitiva. A listagem nominal de alunos por escolas ficará também disponível no mesmo site.

Para efetivar a matrícula, os candidatos devem comparecer às escolas indicadas na carta de confirmação, no período de 09 a 16 de janeiro de 2009. Os alunos ou os responsáveis precisam apresentar, obrigatoriamente, a certidão de nascimento ou documento equivalente (certificado de reservista, certidão de casamento etc.) e declaração ou histórico escolar, confirmando a série em que ele está habilitado a cursar. Também são solicitadas quatro fotos 3x4, mas a ausência destas não impede a confirmação da matrícula.

Quem não se inscreveu pela Internet, terá uma nova chance. Mais de 125 pólos ficarão disponíveis, de 19 a 29 de janeiro, em todo estado.

As cinco unidades escolares mais procuradas no Rio de Janeiro foram CE Carmela Dutra (Madureira), Instituto Benjamin Constant (Campo Grande), Central do Brasil (Méier), Miécimo da Silva (Campo Grande) e Visconde de Cairu (Méier).

A seleção não será por ordem de inscrição, mas sim por critérios definidos em acordo com o Ministério Público: 1. Preferência ao portador de necessidade educativa especial; 2. Crianças e adolescentes de até 18 anos incompletos; 3. Permanência na rede pública de ensino; 4. Proximidade da residência; 5. Como critério de desempate, a preferência será dada ao aluno mais novo.

A matrícula para as demais séries foi feita diretamente nas próprias unidades escolares, no período de 03 a 07 de dezembro de 2008. Já a renovação das matrículas dos alunos, que já estudam na rede estadual, aconteceu automaticamente, de 30 de outubro a 07 de novembro.