Escola no Alemão será transformada em unidade padrão

JB Online

RIO - Os secretários estaduais de Educação, Tereza Porto, Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, e de Cultura, Adriana Rattes, e integrantes do AfroReggae visitaram nesta terça-feira, o Ciep Theóphilo de Souza Pinto, na comunidade Nova Brasília, no Complexo do Alemão. A unidade será transformada em uma escola padrão e vai oferecer, além das aulas regulares, oficinas culturais, atividades esportivas e atendimento médico. Uma comissão com representantes das três secretarias foi criada para garantir que o novo modelo comece a funcionar no início do próximo ano letivo, no dia 9 de fevereiro.

A secretária de Educação, Tereza Porto, explicou que o Caic é uma das 98 escolas que foram mapeadas por apresentarem situações geográficas especiais. A idéia é que o modelo aplicado no Theóphilo, que buscará uma maior interação com a comunidade, seja replicado em outras unidades. De acordo com as reivindicações dos moradores, a escola continuará a oferecer horário integral para turmas do primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e implantará, no contraturno das aulas, atividades culturais e esportivas a partir do 6º ano. O Ensino Médio deverá ser integrado com o profissionalizante.

A equipe da SEEDUC está concluindo a proposta pedagógica e a grade curricular que será apresentada à comunidade. Representantes da Secretaria já planejam uma viagem a São Paulo para conhecer a experiência da Casa do Zezinho , projeto que em 14 anos atendeu a mais de 10 mil jovens, no Jardim ngela, Região do Capão Redondo.

A coordenadora do Projeto, Dagmar Garrox, ou simplesmente Tia Dag como é conhecida, também participou da visita ao Caic. A idéia é de que educadores cariocas e paulistas compartilhem suas experiências.

- A escola está muito fechada, deixando de atender ao seu maior cliente que é o aluno. Precisamos criar o ensino do século XXI defendeu Tia Dag.

Depois de conhecer as instalações da unidade, que passa por obras emergenciais de infra-estrutura, o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, disse que pretende ouvir os moradores para saber qual a melhor maneira de atender aos alunos e moradores.

- A nossa proposta é ouvir. Não traremos nenhum modelo, vamos construí-lo junto com a comunidade afirmou.

A secretária de Cultura, Adriana Rattes, falou dos Núcleos de Cultura, um dos 42 projetos elencados pelo governador Sérgio Cabral como prioritários, e destacou as outras parcerias que vem desenvolvendo junto a SEEDEC.

- Estamos vivendo uma reaproximação intensa, verdadeira. Temos muito ainda a fazer declarou.

Responsável pelo projeto de ambientação da unidade, o cenógrafo e designer gráfico Luiz Stein adiantou que pretende fazer com que a escola, visualmente, assuma a importância que tem na comunidade.

- Estamos numa localização privilegiada. A idéia é que o prédio represente o sol para a comunidade. Um ponto que irradie a luz do conhecimento planeja.

Para o assessor de projetos do AfroReggae, Reginaldo Gabriel, que também é morador do Complexo do Alemão, esta terça-feira é um dia especial.

- O poder público está presente na comunidade, não com a força policial, mas com educação, saúde, cultura. É doce e muito alegre participar deste momento ressaltou.

A interação escola e comunidade, em todos os sentidos, é defendida pela secretária Tereza Porto.

- Os profissionais que estão trabalhando na reforma do Caic foram recrutados na comunidade. Com ações como essa, queremos que os moradores façam parte do dia-a-dia das escolas. Quanto maior o envolvimento, melhor para os nossos alunos concluiu.