ASSINE
search button

Bittar acusa paralisação de 10 das 18 obras do PAC no Rio

Compartilhar

Fernanda Thurler, JB Online

RIO - O prefeito eleito Eduardo Paes acaba de se reunir, neste domingo, com o futuro secretário de Habitação, Jorge Bittar. Este apresentou um documento a Paes que revela haver dez obras paralisadas entre as 18 que haviam sido iniciadas no Rio por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma iniciativa federal em parceria com governos estaduais e municipais.

- Isso ocorre em funções de problemas técnicos, como a necessidade de reformulação de contratos com empreiteiras e a Caixa Econômica Federal (CEF). Falta articulação gerencial - disse Bittar. - Acredito que em um mês será possível retomar essas obras.

Bittar garante que a crise econômica não afetará a execução das obras previstas no PAC, que contam com contrapartida municipal de apenas 20% do valor total, financiado com recursos federais.

A Secretaria de Habitação, segundo o novo titular, vai investir na conservação urbana, com foco na manutenção dos equipamentos públicos que existem dentro das comunidades.

- Para isso, teremos de retomar parcerias com a Light e a Cedae, assim como melhorar o atendimento da Comlurb na limpeza da cidade.

Bittar confirmou ainda que está em negociações para permitir a realização do projeto Favela Bairro 3.

Neste momento, Paes está reunido com o escolhido para assumir a pasta de Esportes,Ruy Cezar.