JB Online
RIO - O número de alojamentos montados para receber os desabrigados em Campos dos Goytacazes aumentou de 13 para 41 durante a quinta-feira. A ampliação foi para acolher 500 desabrigados cujas casas, em Ponta Grossa dos Fidalgos, na Baixada Campista, foram tomadas pelas águas da Lagoa Feia, que transbordou. O número de desabrigados no município é de 1.840.
Ontem, um dos diques construídos irregularmente por proprietários rurais foi demolido. A operação durou 10 horas - das 7h às 17h e foi realizada por uma empresa contratada pela Serla.
O secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, acompanhado da equipe médica do Corpo de Bombeiros e técnicos da Vigilância em Saúde da secretaria, fizeram uma visita a um abrigo, instalado em um Ciep, na localidade de Parque Aurora, para conhecer de perto a assistência prestada aos desabrigados.
- Precisamos de ajuda para organizar a situação nos abrigos. É necessária a participação da Secretaria Municipal de Promoção Social local nos dando suporte. Sem este apoio, fica difícil até para as equipes médicas e da Defesa Civil trabalharem diz o secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes.
Côrtes lembra que nos abrigos estão muitas crianças convivendo no mesmo espaço com adultos desconhecidos e que está faltando apoio psicológico para as vítimas, para que possam passar por esse momento de trauma com menor sofrimento possível. O secretário lembra que os gestores municipais precisam assumir seu papel junto à população.
O superintendente de Vigilância em Saúde da Sesdec, Victor Berbara, confirmou que existem no município três casos suspeitos de leptospirose dois deles de moradores que tiveram contato com águas da enchente.
- Há sempre risco de epidemias de doenças como dengue, hepatite A e leptospirose. Estamos trabalhando para impedir que isso aconteça, e, se houver necessidade, traremos profissionais de fora comenta.
De acordo com a coordenação da Defesa Civil do Estado as chuvas registradas nos últimos dias já afetaram cerca de 485 mil pessoas em todo Estado.