São Gonçalo promove ações de combate à dengue

JB Online

RIO - Agentes de Saúde de São Gonçalo visitaram o bairro do Mutondo nesta terça-feira, atrás de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue. Depósitos de sucatas foram os principais alvos da ação. Os agentes fizeram tratamento focal, perifocal e costal com a colocação de larvecidas e a utilização de bombas de Hatsuta, além de combate aos roedores com a destruição de tocas e aplicação de veneno.

Segundo o diretor do Controle de Zoonoses, Vigilância Sanitária e Ambiental, Walfredo Dias Carneiro, a cada bimestre é fechado um ciclo epidemiológico. No quarto ciclo, finalizado em agosto, 90 bairros foram beneficiados com 497.377 casas visitadas e tratadas. Foram tratados ainda 28.628 terrenos baldios e 910 pontos estratégicos, entre borracheiros, ferro-velho, depósito de sucatas e cemitérios.

Ainda de acordo com Walfredo, para dar suporte às ações de combate ao mosquito da dengue, o município adquiriu 700 armadilhas que entrarão em teste este mês. As equipes serão treinadas nos próximos dias 18 e 19 no SESC/SENAT, no bairro Tribobó.

Quanto às piscinas dos Ciep's municipalizados, o diretor do departamento de Controle de Zoonoses informou que elas são monitoradas e tratadas periodicamente por equipes de entomologia.