Jornal do Brasil
RIO - O prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, continua em plena atividade no mundo virtual. Escolheu uma ex-república soviética da Ásia Central, o Uzbequistão, para fazer uma de suas últimas viagens após 16 anos no comando da cidade. Mas não deixou de interromper a distribuição do "Ex-Blog do Cesar Maia".
A newsletter eletrônica tentou mostrar que o prefeito não está à toa. Teria ido assinar, com o seu colega de Samarcanda, um protocolo/compromisso de cooperação entre as duas cidades, "nas esferas da administração, planejamento, cultura e turismo". O Ex-Blog não deu detalhes do que seria essa cooperação.
Cesar Maia que viajou acompanhado da mulher, Mariangeles Maia diz na newsletter que viajou a convite do prefeito uzbeque e anuncia que foi recebido pelo ministro de Relações Exteriores. Em reunião fechada, que durou cerca de uma hora, o prefeito teria abordado temas como a geopolítica da Ásia Central e as relações entre os dois países.
Segundo informou no Ex-Blog, Maia declarou que "as duas maiores cidades brasileiras teriam muita honra, quando da visita do presidente (Islam) Karimov ao Brasil em 2009, em propiciar encontro com empresários das duas cidades".
Popularidade do lado de lá
A viagem de Maia teve repercussão quase imediata entre seus críticos adversários. No dia seguinte ao embarque, o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PMDB) deu um tom jocoso ao anúncio em seu blog: "Pois se entre os cariocas sua popularidade está em baixa, César Maia está em alta entre os uzbeques. Embarcou ontem rumo ao Uzbequistão, para receber a homenagem" destacou.
Para quem não sabe, o Uzbequistão declarou independência da antiga União Soviética em 1991. Tensões étnicas levaram 2 milhões de russos a abandonar o país. É uma nação essencialmente dependente do setor agrícola é o segundo maior exportador de algodão.
Volta pela Turquia
A viagem vai além do Uzbequistão. O prefeito estenderá a visita a Istambul, na Turquia, a convite do prefeito turco. De acordo com deputado Rodrigo Maia, o prefeito deve retornar esta semana. Não participará, portanto, da reunião do Comitê Olímpico Internacional em Istambul, que ocorre no dia 20.