Parque Muisa abre inscrições para dois cursos nesta segunda-feira

JB Online

RIO - O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Parque Muisa, em Duque de Caxias, que oferece treinamento na área da construção civil, abre, nesta segunda-feira, inscrições para os cursos de armador (45 vagas) e carpinteiro de formas. Os interessados têm até sexta-feira para se candidatar a uma das vagas.

É preciso ter, no mínimo, 18 anos completos e o 5º ano (antiga 4ª série) do Ensino Fundamental concluído. O sorteio das vagas acontece às 10h do dia 8/11. Os sorteados devem se matricular do dia 10 ao dia 14/11 na própria escola, que fica na Avenida Presidente Kennedy, 10.036, Duque de Caxias. Para realizar a matrícula definitiva é necessário que o candidato tenha em mãos os seguintes documentos: original e cópia da carteira de identidade e dos comprovantes de escolaridade e residência. O início das aulas está marcado para 24/11.

O CVT Parque Muisa foi inaugurado no dia 12 de setembro e oferece sete cursos profissionalizantes na área vocacional em que atua. A unidade de ensino profissionalizante, ligada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), faz parte do Programa de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, do Ministério da mesma pasta. O objetivo é propiciar formação profissional levando em conta a vocação e os arranjos produtivos de cada região. A escola vai oferecer 1.275 vagas por ano nos sete cursos que ela oferece armador, apontador de obras, bombeiro hidráulico, carpinteiro de formas, eletricista predial, ladrilheiro e pedreiro.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia, em conjunto com a Faetec, responsável pela coordenação pedagógica dos CVTs, já inaugurou oito unidades de ensino com esse formato: Saracuruna, na Baixada Fluminense, voltado para a produção de plásticos; Quintino e Santa Cruz, na capital do Estado, dirigidos para o setor automotivo; Nova Friburgo, na região Serrana, voltado para a área de hospitalidade e turismo; Olavo Bilac, em Duque de Caxias, voltado para a área de moda e mais três unidades específicas para a área da construção civil: Parque Muisa, também em Caxias, São João de Meriti e Resende, na região do médio Paraíba.

A Secretaria prevê a inauguração de mais seis unidades em breve: Bom Jardim, na Região Serrana, com vocação para moda íntima; São Gonçalo, voltado para a construção naval e pesca; Belford Roxo, na Baixada, com cursos na área de Serviços de Assistência Técnica; Mesquita, na Baixada, e Itaboraí, na Região Metropolitana da capital, oferecendo formação na área da construção civil, e Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, com cursos de solda.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais