JB Online
BRASÍLIA - O prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), foi recebido hoje no Palácio do Planalto pelo presidente Lula. O encontro começou às 12h30, uma hora depois do horário agendado. Paes veio agradecer pessoalmente o apoio do presidente à prefeitura do Rio de Janeiro. Acompanhado do governador Sérgio Cabral e do vice-goernador, Pezão, Paes afirmou que a participação de Lula na campanha foi fundamental para sua vitória.
Aproveitando a viagem, o prefeito eleito pediu apoio também para projetos que pretende tocar na capital fluminense. Entre eles está a revitalização da zona portuária, um dos principais projetos de Paes.
O presidente Lula se comprometeu a apoiar novamente Paes. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, se encontrar com a equipe de Paes no Rio de Janeiro na próxima semana para estudar a criação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) entre União, estado, municípios e iniciativa privada para tratar sobre a intervenção urbanística no porto.
Depois do encontro com o presidente Lula, Educardo Paes seguiu para o Congresso Nacional, onde foi pedefender com os parlamentares emendas para três projetos de interesse do estado. A primeira emenda prevê verbas para a linha 4 do metrô, ligando a Barra à Zona Sul. O outro projeto é um plano de aceleração do crescimento (PAC) para o Complexo da Penha, aos moldes do implantado no Complexo do Alemão e Rocinha. A última demanda de Paes refere-se à Via Light - uma linha de transporte ligando a Baixada Fluminense a Madureira, considerado o coração do subúrbio carioca pelo prefeito eleito.