Policiais terão curso de capacitação

JB Online

RIO - O Centro de Manutenção de Material da Polícia Militar realiza, a partir desta segunda-feira, no BPChoq, curso de preparação e capacitação voltado para os policiais que vão operar as novas viaturas. O curso será ministrado por profissionais da empresa que forneceu os blindados e técnicos da PM, uma vez que as especificações técnicas do equipamento são muito detalhadas.

O coronel Federico Caldas, relações públicas da PM, disse que o curso será destinado a policiais militares e civis que vão operar os novos blindados. Segundo Cladas, além de aproveitar o potencial, terão um nível de baixa de veículos muito menor do que no passado, uma vez que estes são menos vulneráveis do que os anteriores.

Os novos blindados também são equipados com duas câmeras externas e, internamente, uma tela de LCD permite aos policiais envolvidos na operação a visualização dessas imagens.

caldas explicou que as imagens são muito importantes porque elas multiplicam a visão do policial, que passam a ter, com segurança, uma visão periférica. A PM está avaliando, inclusive, a possibilidade de recuperar as imagens, que poderão ser usadas inclusive no planejamento estratégico de operações futuras em determinada área.

Os novos carros também estão equipadas com GPS, sistema de identificação por satélite que permite a localização do veículo em tempo real. O equipamento pode, inclusive, ser acionado em caso de necessidade de apoio ao grupo que está realizando alguma operação e que solicita o reforço de outras tropas para agir em conjunto com esse blindado.