Vistoria para taxistas de Nilópolis começa nesta segunda

JB Online

RIO - Os taxistas que circulam pelas ruas de Nilópolis já podem agendar a vistoria anual e obrigatória de seus taxímetros. A aferição, que começa na próxima segunda-feira, na sede do Instituto de Pesos de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ), na Rua Padre Manoel de Nóbrega, 539, em Piedade, vai até o dia 12 de setembro. O agendamento poderá ser feito pela Internet, no site www.ipem.rj.gov.br, ou pelo telefone (21) 2299-8030, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Os táxis com final de placa 1 e 2 serão aferidos no dia 8; 3 e 4, no dia 9; 5 e 6, no dia 10; 7 e 8, no dia 11; e os que têm placas de final 9 e 10, no dia 12.

Para melhorar o atendimento, o taxista terá a sua disposição uma sala refrigerada com mesas, cadeiras e TV. O Ipem/RJ preparou ainda um questionário para que ele avalie o atendimento não só do órgão, como também do serviço oferecido pelos relojoeiros.

- Nosso objetivo é agilizar cada vez mais o serviço. E, com o agendamento antecipado, o taxista não precisará aguardar muito tempo - garantiu a presidente do órgão, Soraya Santos.

Na hora da aferição, é necessário que o taxista apresente os originais do boleto de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 30, que pode ser paga em qualquer banco, o certificado do taxímetro do ano passado, a cópia do DUT, o Certificado de Segurança Veicular para os carros que possuem GNV e o cartão de identificação da SMTU. Caso a prefeitura conceda algum reajuste de tarifa, a tabela do aumento ficará retida no órgão após a adequação do taxímetro.

Ao término da aferição, o taxista receberá o selo de garantia, que será colocado no lado direito do pára-brisa dianteiro do veículo. Esse selo dá a certeza ao usuário que ele está utilizando um veículo legalizado.