Cedae encontra 'gatos' em casas e prédio em Jacarepaguá

JB Online

RIO - Técnicos da Assessoria de Segurança Empresarial da Nova Cedae e policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) encontraram, na tarde desta quinta-feira, ligações clandestinas de água em um prédio, na Estrada dos Bandeirantes, e em duas casas, na Estrada da Pedra Negra, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio.

Durante a operação, batizada de Gato Fantasma, foi encontrada uma tubulação de uma polegada e meia de diâmetro que abastecia um prédio de três andares, com quatro apartamentos por andar. Na Estrada da Pedra Negra, foram encontradas ligações clandestinas em duas casas de classe média alta com piscina. Os gatos foram encontrados no lote 10, que tinha uma ligação irregular de uma polegada de diâmetro, e no lote 11, onde foi constatado outro ramal clandestino de meia polegada de diâmetro. Os três imóveis, o prédio e as duas casas não tinham matrículas junto à Cedae. Os proprietários dos imóveis foram intimados a comparecer à DDSD para prestar esclarecimentos.

- A operação Gato Fantasma foi criada justamente para combater o furto de água em imóveis que não têm matrícula junto à Cedae. Essas ligações clandestinas contribuem para desabastecer algumas localidades, além de causar grande prejuízo aos cofres da companhia - disse o presidente da Cedae, Wagner Victer, ressaltando que furto de água é crime previsto no Código Penal.

Técnicos da Cedae estão estimando o tempo que os gatos abasteceram o local para calcular o valor da multa.