Estado tem abatedouro para jacarés, em Silva Jardim

JB Online

RIO - Fiscalizado pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE), o Frigorífico Rei das Rãs, em Silva Jardim, na Região das Baixadas Litorâneas, fará nesta quinta-feira, o seu primeiro abate de jacarés. As instalações do estabelecimento, que já faz o abate de rãs, sofreram alterações físicas e tecnológicas para se adequar e realizar o trabalho atendendo a grande demanda por essa carne exótica.

Nesta primeira operação serão abatidos animais de um criadouro comercial, licenciado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), em Barra Mansa, na Região do Médio Paraíba. De acordo com o chefe do Serviço de Inspeção Estadual, Plínio Leite Neto, essa é mais uma das ações que a secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento vem realizando para organizar e fortalecer o segmento da carne no Estado.

Prontos para o abate entre 18 e 24 meses, os jacarés têm um aproveitamento de quase 100%. A comercialização da carne varia segundo a demanda de clientes, na maioria restaurantes, churrascarias e distribuidores de carnes. Já o couro, após processo de curtimento, é vendido para empresas ligadas ao setor de vestuário, bolsas, sapatos e decoração.

O Frigorífico Rei das Rãs fica na estrada do Mato Alto, s/n, Km 10, em Silva Jardim.