JB Online
RIO - Os estudantes Victor Curi e Amanda Furtado Bergman, 17 anos, da Escola Parque, embarcam no dia 7 de setembro para uma aventura de 20 dias no pólo Ártico a bordo de um navio quebra-gelo russo. Eles vão participar da expedição Cape Farewell com tripulação composta ainda por 26 jovens do Canadá, Reino Unido, México, Alemanha, Índia e Irlanda. A viagem atravessará os mares da Islândia, passando pela Groenlândia, até a cidade de Iqaluit na Ilha de Baffin. O Cape Farewell é uma iniciativa do projeto "De Olho no Clima", do Conselho Britânico, e tem o objetivo de estudar e aumentar a conscientização sobre os efeitos das mudanças climáticas na região que é a mais sensível aos impactos ao meio ambiente que ocorrem em todo o planeta.
Desde 2003, as expedições Cape Farewell visam colocar viajantes, cientistas, jornalistas e artistas, entre outros, em contato com os efeitos das alterações do clima. Pela primeira vez, em 2008, o Brasil participará da expedição. O projeto está sendo conduzido por um grupo de 23 alunos da Escola Parque, instituição parceira do Conselho Britânico na iniciativa. Victor e Amanda foram escolhidos dentre esses alunos, que têm a supervisão de suas atividades feita por três professores da escola. Os dois estudantes apresentarão suas impressões sobre a viagem em blogs a serem publicados no site www.deolhonoclima.com.br .
O projeto inovador prevê ainda a coleta, por parte dos dois jovens brasileiros a bordo, de material e dados para a realização de experiências em climatologia e oceanografia. A viagem será a uma temperatura média de 20 graus negativos. Por isso, os estudantes vão utilizar roupas especiais para enfrentar o frio rigoroso.
Segundo Victor, por ser muito sensível às mudanças climáticas, o Ártico é importante indicador da saúde do planeta. de acordo com AmandaO Brasil não é um dos países com maior emissão de carbono no mundo, mas é um dos mais relevantes na proposta de soluções como matriz energética limpa e produção de biocombustíveis.