Mais dois restaurantes populares na Zona Norte

JB Online

RIO - Mais dois restaurantes populares, no Méier e em Madureira, ambos na Zona Norte serão inaugurados ainda este semestre. O anúncio foi feito pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

O Programa Restaurante Popular tem 11 unidades destinadas ao preparo e à comercialização de refeições oferecidas por R$ 1 a trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional.

Um dos carros-chefe da secretaria, o programa serve 33 mil refeições por dia e cerca de 1,5 milhão por mês, e já criou 592 empregos diretos. Para este segundo semestre está prevista a entrega de mais dois equipamentos, em Madureira e no Méier, na Zona Norte do Rio. E, a partir da próxima semana, o cardápio dos restaurantes estará disponível no site da Secretaria de Assistência Social e, em breve, todas as unidades passarão a ter uma interatividade com outros órgãos e secretarias de Estado.

O objetivo, segundo a secretária Benedita da Silva, é ocupar os espaços que, fora dos horários de café da manhã e almoço, ficam obsoletos. Benedita explicou que a idéia de instalar novos serviços se dará de acordo com o público que freqüenta cada restaurante popular.

O restaurante da Central do Brasil, por exemplo, é freqüentado por um número expressivo de aposentados e da terceira idade. Então, nele já é oferecido o café-da-manhã e, com a perspectiva de integrar a juventude com a terceira idade, será instalado pontos de áudio e vídeo para a veiculação de informações e programas desenvolvidos por outras secretarias, como Viver Melhor, de Esportes e Lazer, e aulas do Programa de Atendimento Integral à Família.

Os restaurantes populares que, a partir da inauguração das novas unidades Méier e Madureira, passarão a ter nova denominação e programação visual estão localizados no Rio - Bangu, Central do Brasil, Maracanã, Campo Grande e Bonsucesso -, na Baixada Fluminense - Duque de Caxias e Nova Iguaçu -, na Região Metropolitana - Niterói e Itaboraí -, e no Interior do Estado - Barra Mansa e Campos dos Goytacazes.