ASSINE
search button

Turismo radical na Catacumba

Compartilhar

Carolina Bellei, Jornal do Brasil

RIO - Parque na Lagoa será transformado pela prefeitura em ponto turístico com esportes de aventura.

O pacato Parque da Catacumba, na Lagoa, vai entrar na programação dos amantes do esporte radical.

Até outubro serão inaugurados os equipamentos de ecoturismo: circuito de arvorismo com nove obstáculos de diferentes graus de dificuldade; paredão para escalada de 5m x 7m; descida de rapel da Pedra do Urubu, ponto mais alto do parque; e tirolesa de 75 metros.

De acordo com a Secretaria Especial de Turismo, a intenção é transformar o local em um espaço dedicado aos esportes de aventura e atrair mais visitantes para o parque, que não é um local muito requisitados pelos cariocas e turistas.

O Parque da Catacumba está recebendo esse implemento direcionado ao turismo de aventura por suas características geográficas. A implantação deste projeto visa atender um número ainda maior de visitantes que procuram este tipo de atividade afirmou o secretário de Turismo, Rubem Medina, completando que o projeto ainda prevê guias para orientar os visitantes e passar conceitos básicos de educação ambiental, além de um quiosque com lanchonete e informações sobre outros passeios e roteiros de aventura.

De acordo com Eduardo Cotrim Guimarães, assessor técnico da Secretaria de Turismo, o projeto do Parque da Catacumba é piloto. A idéia é expandir atividades extras aos outros 14 parques municipais.

Contratamos uma empresa especializada para fazer um levantamento em cada área, levando em consideração as características do espaço e perfil dos frequentadores revelou Eduardo.

Agora vamos aguardar o início da operação do Parque da Catacumba para escolher as outras áreas de maior demanda, como o Parque da Prainha.

Visitantes estão ansiosos

O diretor de vídeo Ricardo Andrade Mello gosta da calmaria do parque para colocar a leitura em dia e fazer trilhas. Mas com a novidade, ele garante que vai aumentar a frequência ao local.

Costumo vir durante a semana para ler e fazer trilhas. Mas com certeza agora, com as atividade de esporte de aventura, vou vir mais.

Moradora há mais de 30 anos da Lagoa, a professora Leila Dias nunca tinha entrado no Parque da Catacumba. Ela aproveitou a visita dos netos, João Arthur e Maria Fernanda, que moram em Ribeirão Preto, para conhecer o local e ficou animada ao saber das novas atividades.

Nas próximas férias deles com certeza vamos incluir novamente o passeio na agenda confirmou Leila.

As crianças vão adorar.

O parque funciona de terça a sexta, das 8h às 17h. Depois da inauguração dos equipamentos, o acesso continuará gratuito, mas os visitantes terão que pagar para utilizar as novas atividades.

A concessão da operação, que será de cinco anos, ainda não foi definida e o edital deve ficar pronto até o fim de agosto.