JB Online
RIO - Começa, no dia 4 de agosto, o curso de Uso Progressivo da Força e Utilização de Tecnologia Não-letal , promovido em conjunto pelas secretarias de Estado de Segurança (SESEG) e Nacional de Segurança Pública (SENASP). Serão 10 grupos de 50 alunos cada, totalizando 500 policiais formados. As aulas práticas e teóricas acontecerão no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A iniciativa de trazer o treinamento formatado pelo Ministério da Justiça para o Rio foi do secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, através de ofício enviado no dia 9 de julho. As turmas passarão por 40 horas/aula de aperfeiçoamento, se sucedendo de 4 de agosto a 10 de outubro deste ano.
Nosso objetivo é promover o referido curso junto às polícias Civil e Militar do Estado para criarmos uma massa crítica de multiplicadores da utilização dessas tecnologias no trabalho diuturno de nossos policiais informou Mariano.
As três primeiras turmas formarão multiplicadores e as vagas serão direcionadas a 35 policiais militares, dez policiais civis e cinco agentes da Força Nacional de Segurança (FNS) atuantes no Rio de Janeiro. A SESEG vai ceder o material utilizado no curso.