Degase promove seminário sobre Socioeducação e Juventude

JB Online

RIO - O Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) promove em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), nos dias 6 e 7 de agosto seminário Socioeducação e Juventude: Políticas Públicas no Rio de Janeiro. O evento será realizado no auditório do Rio Data Centro da PUC-Rio, na Gávea, a partir das 9h30, com entrada gratuita e certificação de participação.

A coordenação do seminário ficará a cargo da Escola de Gestão Socieducativa do Degase. Durante a programação, três mesas de debates serão formadas por especialistas e técnicos da área socioeducativa nos dois dias. A mesa de abertura do dia 6 de agosto terá a participação da Secretária de Estado de Educação, Tereza Porto e do Reitor da Universidade do Rio de Janeiro, Ricardo Vieiralves.

Na ocasião, o tema debatido será "A universidade e as Instituições Públicas: Compromisso Social e Parcerias" sob a moderação da coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social da PUC-Rio, doutora Junia de Vilhena. A segunda mesa com o tema "18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente e as Instituições de Atendimento à Infância e Adolescência no Brasil" terá a moderação da representante da Associação dos Conselhos Tutelares do Município do Rio de Janeiro, Priscila Basilio.

A terceira mesa de debates terá o tema "As Medidas Socioeducativas e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase)" e será moderada pela representante da Fundação Gregório Baremblitt de Minas Gerais, Claudia Canarim. Já no dia 7 de agosto, a primeira mesa começa às 9h30 com o tema "Juventude: Violência, Criminalidade e Segurança Pública" com moderação da integrante da Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência, Patrícia de Oliveira.

Durante à tarde, os debates continuam com o tema "Ciclos Restaurativos: Mediação de Conflitos em Diálogo com as Práticas Restaurativas" sob a moderação da mediadora Denise Pires, facilitadora do projeto EsPeRe Jecrim, na Barra da Tijuca. A mesa de encerramento conta com a participação do diretor geral do Degase, Eduardo Gameleiro, que irá discutir o tema "Políticas e Redes Sociais: Perspectivas de Atendimento à Infância e Adolescência no Rio de Janeiro".

Após o encerramento da mesa de debates haverá a apresentação do documentário "Palavra Filho" produzido pelo Programa de Apoio Comunitário com patrocínio da Petrobras. Depois da exibição serão entregues os certificados de participação. O auditório do Rio Data Centro da PUC-Rio fica na Rua Marquês de São Vicente, 225, na Gávea. O credenciamento para emissão dos certificados será feito no local.