Prefeitura vai interdita Palacete, nas Laranjeiras

JB Online

RIO - O histórico Palacete Modesto Leal, na Rua das Laranjeiras, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio, deverá ser interditado pela Prefeitura do Rio caso os atuais proprietários continuem usando o imóvel como casa de festas, conforme denunciou o Jornal do Brasil, na edição de terça-feira. De acordo com o prefeito Cesar Maia, o palacete, tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac), não possui alvará para este tipo de funcionamento.

A fiscalização da Secretaria de Governo, responsável pela liberação do alvará, esteve ontem à tarde no local, mas não encontrou alguma característica que comprovasse que o imóvel está sendo utilizado como casa de festas.

De acordo com denúncia do JB, no entanto, o local abriga festas há pelo menos três semanas e já incomoda moradores de edifícios vizinhos. O próprio diretor do Inepac, Marcus Monteiro, admitiu que o órgão autorizou a transformação do imóvel em casa de festas, sem que houvesse qualquer intervenção na arquitetura original do palacete.

Segundo o prefeito, a decisão de interditar o palacete serve para evitar o que vem ocorrendo no Alto da Boa Vista, na Zona Norte. Na região, diversos casarões e sítios foram transformados em casas de festa e atualmente chegam a abrigar festas raves, uma vez que não há legislação específica que ordene os imóveis.