JB Online
RIO - O Theatro Municipal, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, recebe neste domingo, às 11h, a Orquestra de Cordas de Volta Redonda que fará concerto sob a regência de Sarah Higino. No programa, composições de Bela Bartok, Ernesto Mahle, Carlos Gomes, Guerra Peixe e Ernani Aguiar. O projeto Domingo no Municipal oferece espetáculos a preços populares com ingressos a R$ 1.
Constituído por alunos da rede municipal de ensino, a Orquestra de Cordas de Volta Redonda tem realizado diversos concertos em sua cidade e em vários locais como a Escola de Música da UFRJ, a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, o Teatro Municipal de Niterói e o Teatro Carlos Gomes. Além disso, já fez turnê por várias cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
A história da Orquestra de Cordas de Volta Redonda começa em 1992, quando o maestro Nicolau Martins de Oliveira iniciou a primeira turma de violinos com alunos da Escola Municipal João Paulo I. Na época, o projeto chamava-se Orquestra Sinfônica Municipal Embrião. No ano seguinte, surgiram a segunda turma de violinos e a primeira turma de violas. Em 1994 foi a vez das turmas de violoncelos e contrabaixos.
Devido ao bom desempenho do projeto e, principalmente, dos jovens músicos, em 1995, o maestro Nicolau Martins de Oliveira cria a Orquestra de Cordas de Volta Redonda. O grupo vem atraindo o interesse e despertando comentários favoráveis de grandes nomes da música brasileira, como o maestro Henrique Morelenbaum.
- Parabéns pelo excelente trabalho que, para o tempo que tem, já demonstra um altíssimo rendimento artístico. Isto é a comprovação de uma orientação segura e eficiente. Um destaque especial para a bela e pujante sonoridade. Parabéns mais uma vez e prossigam neste trabalho, que engrandece nossa cultura e anima nossas esperanças no futuro do nosso Brasil - destaca o maestro.
SERVIÇO
Orquestra de Cordas de Volta Redonda
Domingo (21/07), às 11h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano s/n Centro)
Programa: Bela Bartok, Ernesto Mahle, Carlos Gomes, Guerra Peixe e Ernani Aguiar
Solista: Daniel Diniz Magalhães Contrabaixo
Duração: 1 hora
Ingressos: R$ 1. Venda na portaria principal do teatro, a partir das 9h45
Classificação Etária: Livre