JB Online
RIO - O governador Sérgio Cabral presidirá, na próxima quarta-feira,, no Palácio Guanabara, a solenidade de assinatura do convênio entre a Secretaria de Trabalho e Renda e o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), que marcará o início do projeto Emprego Já.
O objetivo é a capacitação de dois mil motoristas que atuarão profissionalmente no transporte público coletivo e em apoio à área da construção civil na região do Comperj. A promessa é de contratação imediata após o curso, que terá duração de 30 dias, com salário de R$ 1,2 mil, além de outros benefícios.
O projeto Emprego Já é uma iniciativa do Governo do Estado, que tem apoio do governo federal e da iniciativa privada, e concederá bolsas para qualificação social e profissional de motoristas nas categorias D e E para transporte coletivo e B para os que forem atuar na construção civil.
- Em reunião recente do Conselho Estadual de Emprego, na qual a Federação de Transporte do Rio de Janeiro (Fetranspor) integra a bancada dos empregadores, recebemos a notícia da existência de duas mil vagas para motoristas que não são preenchidas por falta de mão-de-obra qualificada. Com as novas regras implementadas pelo Detro, a massa de trabalhadores que ficar impossibilitada de atuar no transporte alternativo será capacitada para vagas no mercado formal - destaca o secretário estadual de Trabalho e Renda, Ronald Ázaro.
As vagas estarão abertas a todos que já tiverem Carteira Nacional de Habilitação e forem maiores de 21 anos. O cadastramento será feito pela Secretaria de Estado e Renda, a partir do próprio dia 23 de julho, logo após a assinatura do convênio, por meio de call center especialmente disponibilizado para este fim.
- Com esta medida, o governador Sérgio Cabral atende a dois fatores de grande importância para a sociedade: emprego e transporte público. O Detro se une à Secretaria de Trabalho para levar a formalidade a dois mil profissionais. Além disso, este contingente de mão-de-obra qualificada permitirá que as empresas integrem novos veículos a sua frota, melhorando a qualidade do transporte oferecido à população - afirma Rogério Onofre, presidente do Detro.
Os detalhes para o cadastramento e o atendimento dos inscritos serão definidos pela Secretaria de Trabalho na próxima quarta-feira, quando será lançado o projeto.