JB Online
RIO - Em solenidade que contou com a presença de representantes dos Poderes Executivo e Judiciário, de líderes comunitários e centenas de pessoas, a Prefeitura de Piraí entregou à população, totalmente reformulada, a Praça Domingos Mariano, no Centro da Cidade.
Uma das mais antigas praças da cidade, a Domingos Mariano foi palco, durante muitos anos, dos principais eventos da cidade, como retretas, festas juninas e shows, entre outros.
A Praça Domingos Mariano, homenagem ao prefeito de Piraí no final dos anos 1910, é considerada, por historiadores, o local onde teria nascido a cidade de Piraí, no século XVIII.
Pela tradição da época, cidades eram criadas nas proximidades do local onde fosse erguida a igreja. E de acordo com parte uma das correntes de historiadores, em 1772, os habitantes do povoado surgido onde hoje é Piraí 'resolveram construir uma capela próxima ao rio Piraí, ao que tudo indica, onde hoje se encontra a praça Domingo Mariano, também chamada de praça do Coreto. Seu fundador, José Luiz Urbano, devoto de Santana, dedicou-lhe a capela construída.'
Na reinauguração da praça, moradores mais antigos relembraram momentos vividos no local, na infância e na adolescência, tendo em vista que ali era o preferido para brincadeiras. A importância da praça foi ressaltada pelo fato de, nas suas proximidades, por volta dos ambos 1940 e 1q950, havia o único hotel da cidade, no qual ficou hospedado Noel Rosa, um dos mais destacados compositores da música popular brasileiro. Noel escolheu Piraí, por causa do clima saudável e da tranqüilidade, para se curar de uma suspeita de tuberculose.