JB Online
RIO - A Representação Regional da FIRJAN de Duque de Caxias promove entre os dias 26, 27 e 28 de agosto, na quadra da Grande Rio, a 2ª Mostra do Meio Ambiente e Responsabilidade Social, aberto para toda a comunidade de 10 às 19h.
Com apoio da prefeitura de Duque de Caxias que participará através de suas secretarias de Meio Ambiente, Educação e Desenvolvimento econômico e em parceria com diversas empresas da Região, o evento contará com uma programação gratuita voltada para alunos da rede pública e particular e empresários.
Durante os três dias serão realizados seminários, shows, palestras, apresentações lúdicas e oficinas de artesanato com material reciclável. O SESI de Duque de Caxias levará para a mostra o Escovódromo , onde profissionais instruirão sobre técnicas de escovação e cuidados relacionados à saúde bucal. Através do Sebrae, o evento contará também com a Brinquedoteca , um espaço onde as crianças aprenderão a produzir os seus próprios brinquedos com material reciclado.
Em 2008, um dos destaques da mostra é o programa Cozinha Brasil. Através de uma cozinha pedagógica experimental projetada, a população aprenderá a preparar alimentos de baixo custo utilizando-os de forma integral, inclusive com o que seria sobra. O programa também orientará a população sobre captação, tratamento, armazenamento e consumo da água - essencial para a manutenção das condições de saúde e de produção de alimentos.
Entre os expositores estão a Petrobras, Essencis, Bayer, Sadia, Nitriflex, Sebrae, Nortec Química, Ciferal, Senai, IEL, Unigranrio, Turismo Três Amigos, Sincocimo, Mabel, Alfa Rio Química, Quattor, Vibraço, entre outras. A mostra conta também com apoio do SIQUIRJ (Sindicato das Indústrias Químicas para fins industriais do estado do Rio de Janeiro).
O objetivo da mostra é apresentar experiências bem sucedidas em diversas empresas na implantação de programas de Responsabilidade Social, além de conscientizar a sociedade sobre valores coletivos e a importância da preservação do meio ambiente. Segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os problemas ambientais são responsáveis pela morte de 13 milhões de pessoas por ano.