Comitiva de cidade japonesa visita Prefeitura do Rio

JB Online

RIO - O prefeito e o presidente da Câmara Municipal da cidade de Hammatsu, no Japão, Yasutomo Suzuki e Yukihiro Uchida, estiveram nesta segunda-feira, na sede da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova. Eles foram recebidos pelo secretário municipal de Governo, Marcelino D'Almeida, que representou o Prefeito Cesar Maia.

A visita é parte da agenda de comemorações, no Rio de Janeiro, dos 100 anos da imigração japonesa para o Brasil. O encontro permitiu, também, a discussão de formas para ampliar o relacionamento comercial e a oferta de produtos e serviços para imigrantes no Brasil e no Japão.

Segundo o prefeito Yasutomo Suzuki, os brasileiros constituem uma peça importante para a nossa sociedade, por representarem uma força motriz significativa para as nossas principais indústrias . A cidade que ele governa tem o maior número de imigrantes brasileiros. Dos mais de 300 mil que vivem no Japão, cerca de 20 mil se concentram em Hammatsu.

Também participaram do encontro o subsecretário municipal de Governo, Moacyr Bastos, que também é presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão; os supervisores da Divisão de Relações Internacionais de Hamamatsu, Masayuki Okabe e Kenji Saito; e a intérprete Yumi Ishii. Após a reunião, a comitiva japonesa almoçou com os representantes da Prefeitura.

Capital da maior província do Japão, Shizuoka, e 15ª cidade japonesa em população, Hamamatsu fica entre Osaka e Tóquio. É um centro industrial que abriga, entre outras empresas, a matriz da montadora de automóveis Honda.