Encontro resgata memória popular dos tempos do Café

JB Online

RIO - Para ampliar o potencial do futuro de uma região é preciso buscar e registrar o seu passado na História. Pensando nisso, o Instituto Light promove nos dias 17 e 18 de junho, o I Encontro de História do Vale do Paraíba, com a parceria dos institutos Cultural Cidade Viva (ICCV) e Preservale, o Inepac, e as universidades PUC e Severino Sombra além do Conselho de Turismo da Região do Vale do Ciclo do Café (Conciclo).

O objetivo do evento, que contará com a presença dos secretários e dirigentes das pastas de Cultura, Educação, Turismo e Meio Ambiente, é resgatar as histórias das cidades do Vale do Paraíba através de moradores, professores e estudiosos locais, viabilizando a troca de conhecimentos sobre a região interiorana do Rio de Janeiro que ganhou destaque na primeira década do século XIX quando a cultura cafeeira prosperou, motivando o surgimento de fazendas e cidades da região e seus entornos.

Desse apanhado de informações será elaborado um produto final que se constitui num inédito portal - Histórias do Médio Paraíba que será utilizado pelas escolas públicas e privadas dos 19 municípios do Vale do Paraíba Fluminense fornecendo elementos para que professores possam difundir o conteúdo em suas aulas, desenvolvendo em seus alunos a preservação da cultura, meio ambiente e dos cenários históricos do Estado.

As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Historiadores, professores, estudantes, moradores e demais interessados que quiserem participar do projeto devem acessar o site https://www.institutocidadeviva.org.br/encontrodehistoria para cadastro de seus dados pessoais. Aqueles que tiverem uma história, causo , fato, poesia ou fotos antigas sobre uma das cidades do Vale do Paraíba podem também utilizar o e-mail [email protected] ou enviar para o endereço do ICCV: Rua Presidente Carlos de Campos 258/201, Laranjeiras, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22231-080.

O I Encontro de História do Vale do Paraíba acontece nos dias 17 e 18 de junho, no Hotel Santa Amália, Avenida Sebastião Manoel Furtado, 526, em Vassouras, RJ. Mais informações pelo telefone (21) 2237-6553.