Governo afirma que Uerj já tem verba para restaurante universitário

JB Online

RIO - Até o fim do ano, estudantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) vão ganhar um restaurante universitário, segundo o Governo do Estado. As obras estão previstas para começar em dois meses. A verba para a construção, de R$ 3,92 milhões, já foi repassada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e, segundo o reitor, Ricardo Vieiralves, foi graças à entrada de cotistas que o projeto saiu do papel.

O refeitório ocupará 1.400 metros quadrados na unidade conhecida como prédio dos alunos, em frente ao ginásio do campus Maracanã. Estima-se que serão servidas cinco mil refeições por dia, cujo preço ainda não foi definido. Dos 21.420 estudantes, 5.099 são cotistas. A Uerj estuda o uso de cartões eletrônicos para controle do acesso.

- O objetivo das cotas não é entrar na universidade e sim, sair. A Uerj tem a obrigação de atender os alunos de baixa renda determinou Vieiralves, acrescentando que, embora o preço da refeição ainda não tenha sido definido, já é certo que os cotistas pagarão menos. Para eles, o prato de comida sairá por menos de R$ 2.